domingo, 16 de janeiro de 2011

DERROTA OU VITÓRIA

Texto base: Números 14:26-45.

"Depois falou o SENHOR a Moisés e a Arão dizendo:
Até quando sofrerei esta má congregação, que murmura contra mim? Tenho ouvido as murmurações dos filhos de Israel, com que murmuram contra mim.
 Dize-lhes: Vivo eu, diz o SENHOR, que, como falastes aos meus ouvidos, assim farei a vós outros.
Neste deserto cairão os vossos cadáveres, como também todos os que de vós foram contados segundo toda a vossa conta, de vinte anos para cima, os que dentre vós contra mim murmurastes;
Não entrareis na terra, pela qual levantei a minha mão que vos faria habitar nela, salvo Calebe, filho de Jefoné, e Josué, filho de Num.
Mas os vossos filhos, de que dizeis: Por presa serão, porei nela; e eles conhecerão a terra que vós desprezastes.
Porém, quanto a vós, os vossos cadáveres cairão neste deserto.
E vossos filhos pastorearão neste deserto quarenta anos, e levarão sobre si as vossas infidelidades, até que os vossos cadáveres se consumam neste deserto.
Segundo o número dos dias em que espiastes esta terra, quarenta dias, cada dia representando um ano, levareis sobre vós as vossas iniqüidades quarenta anos, e conhecereis o meu afastamento.
Eu, o SENHOR, falei; assim farei a toda esta má congregação, que se levantou contra mim; neste deserto se consumirão, e aí falecerão.
E os homens que Moisés mandara a espiar a terra, e que, voltando, fizeram murmurar toda a congregação contra ele, infamando a terra,
Aqueles mesmos homens que infamaram a terra, morreram de praga perante o SENHOR.
Mas Josué, filho de Num, e Calebe, filho de Jefoné, que eram dos homens que foram espiar a terra, ficaram com vida.
E falou Moisés estas palavras a todos os filhos de Israel; então o povo se contristou muito.
E levantaram-se pela manhã de madrugada, e subiram ao cume do monte, dizendo: Eis-nos aqui, e subiremos ao lugar que o SENHOR tem falado; porquanto havemos pecado.
Mas Moisés disse: Por que transgredis o mandado do SENHOR? Pois isso não prosperará.
Não subais, pois o SENHOR não estará no meio de vós, para que não sejais feridos diante dos vossos inimigos.
Porque os amalequitas e os cananeus estão ali diante da vossa face, e caireis à espada; pois, porquanto vos desviastes do SENHOR, o SENHOR não estará convosco.
Contudo, temerariamente, tentaram subir ao cume do monte; mas a arca da aliança do SENHOR e Moisés não se apartaram do meio do arraial.
Então desceram os amalequitas e os cananeus, que habitavam na montanha, e os feriram, derrotando-os até Horma."

Personagens:

Josué- Auxiliar e depois sucessor de Moisés (Êx 17.8-13;Dt 31.1-8). Josué comanda a travessia do rio Jordão (Js.3)e tomou Jericó (Js.6). Conquistou a terra de Canaã e a dividiu entre as tribos de Israel (Js 8-21). Após abençoar o povo e renovar a aliança com Deus, Josué morreu com a idade 110 anos (Js.24).

Calebe- Líder da tribo de Judá e um dos doze espias enviados a Canaã (Nm:13.6). ele e Josué voltaram com boas notícias e por isso entraram na terra prometida.
 
ESSE TEXTO MOSTRA QUE VIVEMOS ENTRE A DERROTA E A VITÓRIA. SÓ DEPENDE DA VISÃO QUE TEMOS!

- Positiva OU Negativa.

O que acontece quando a nossa visão é negativa?

1-   Entramos em desespero. (v.1).

2-   Começamos a murmurar. (v.2)

3-   Nos rebelamos contra Deus.  

4-   temos medo do inimigo. (6-9).


Três lições que aprendemos com o texto.

1-Deus traz livramento aos que crêem na sua Palavra. (v.10).

2-Deus mostra cansaço com a incredulidade do povo diante de tantos sinais do seu favor e da sua bondade. (v.11). 

3-Deus não permite que os murmuradores alcancem a sua promessa. (26-30).  

CONCLUSÃO

PARA ALCANÇAR A VITÓRIA É NECESSÁRIO TER SEMPRE UMA VISÃO POSITIVA! 

"E Jesus disse-lhe: Se tu podes crer, tudo é possível ao que crê."  (Marcos 9 : 23)

ASS: LEANDRO VASO

A IGREJA ATUANDO COMO SAL DA TERRA E LUZ DO MUNDO!

"Vós sois o sal da terra; e se o sal for insípido, com que se há de salgar? Para nada mais presta senão para se lançar fora, e ser pisado pelos homens."  (Mateus 5 : 13)



AMADOS, OREMOS PELAS VÍTIMAS DO DESASTRE VAMOS UNIR A NOSSA FÉ EM CRISTO JESUS PELOS QUE SOFREM! VAMOS PROCURAR AJUDAR DE TODAS AS FORMAS QUE PODEMOS!

"E o segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo." (Mateus 22 : 39)

"O meu mandamento é este: Que vos ameis uns aos outros, assim como eu vos amei." (João 15 : 12)

"Amai-vos cordialmente uns aos outros com amor fraternal, preferindo-vos em honra uns aos outros." (Romanos 12 : 10)

"Purificando as vossas almas pelo Espírito na obediência à verdade, para o amor fraternal, não fingido; amai-vos ardentemente uns aos outros com um coração puro;" (I Pedro 1 : 22)

QUE DEUS VOS ABENÇOE PODEROSAMENTE!!!


ASS: LEANDRO VASO.
 ·  · Compartilhar · Excluir

PALAVRA AMIGA.

 “A graça do senhor Jesus cristo, e o amor de Deus, e a comunhão do Espírito Santo sejam com vós todos. Amem!” (2 coríntios 13:13 ) 

O Espírito santo de Deus, é Deus como o Pai e o Filho. Bom, a bíblia diz que há três que testificam no céu e na terra: o Pai o Filho e o Espírito Santo; e esses Três são um.
Ele é Onipotente, tem todo o poder. Ele é Onipresente, está em todos os lugares. Ele é onisciente , sabe de todas as coisas. Jesus falou que ia para o pai mas não nos deixaria órfãos pois ele nos enviaria o consolador e esse consolador é o Espírito Santo de Deus.
O Espírito Santo intercede por nós ao Pai com gemidos inexprimíveis e o Pai ouve e nos abençoa. Mas talvez você esteja se perguntando por que estou te dizendo isso? Bom o que quero dizer é que Deus tem todo o poder para fazer o possível e o impossível na tua vida (onipotente) Ele está com você em todos os lugares (Onipresente) E também sabe tudo o que está acontecendo com você e com certeza sabe tudo que está passando, pensamentos e angustias da alma. (Onisciente).    
Agora você deve estar pensando: "Esse Deus é poderoso mesmo e está muito mais próximo de nós do que eu imaginava." É, seu pensamento está certo! Porém temos que entregar as nossas vidas a Jesus o confessando como senhor e salvador das nossas vidas. “A saber: Se com a tua boca confessares ao Senhor Jesus, e em teu coração creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo.
Visto que com o coração se crê para a justiça, e com a boca se faz confissão para a salvação”. (Romanos 10: 9–10).
Você pode hoje entregar sua vida a Jesus e se relacionar com esse Deus maravilhoso e colocar para ele todas as suas angustias e necessidades, é só se ajoelhar e falar com Jesus que ele te ouve. Mas você não está vendo Jesus e talvez isso o(a) faça não acreditar de todo o coração. Porém quando esse pensamento lhe vier à mente, lembra que Jesus está aí do teu lado na pessoa do Espírito Santo. Porque como já disse: ele, o pai e o filho são um e estão presentes mais do que nunca entre nós!
Se você deseja receber Jesus como senhor e salvador da sua vida faça essa oração: Jesus eu entrego totalmente a minha vida ao senhor te confessando como único e suficiente senhor e salvador da minha vida. Hoje quebro toda aliança feita no passado com as trevas consciente e inconscientemente e faço hoje contigo uma nova aliança. Amém.  

Que Deus te abençoe! 

ASS: LEANDRO VASO.

O HOMEM CONTEMPORÂNEO DIANTE DA TELEVISÃO: MALEFÍCIOS E BENEFÍCIOS.

O homem contemporâneo diante da televisão: malefícios e benefícios.

A televisão foi criada com o objetivo de entreter e, de uma forma mais fácil e rápida, trazer informações às pessoas.
Com o passar dos anos, esse veículo, a principio, muito querido, se tornou também muito odiado.
Pessoas de várias idades têm encontrado na televisão diversão e notícias, mas também muita imoralidade e pornografia. Preocupante é também saber que muitas crianças estão na frente da TV sendo bombardeadas e contagiadas por todas essas podridões que são transmitidas por imagens televisivas. Grande parte dos desenhos infantis só mostra violência e destruição, as novelas, sexo e separação de lares. Com isso, os que vão formar o futuro de nosso país, crescem com uma visão errada de mundo. Por isso, vemos muitos adolescentes agredirem e matarem pessoas, garotas de 12 e 13 anos sendo mães, sem nenhuma condição de sustentarem a elas mesmas. O resultado é que perdem a adolescência e se tornam mulheres amarguradas e depressivas, pois acham que não aproveitaram a sua juventude.
A programação televisiva precisa mudar em muitos aspectos. Mas isso só vai acontecer quando o próprio homem mudar, e aí vamos ver uma televisão menos apelativa e, mais construtiva.       
    "Examinai tudo. Retende o bem." (I Tessalonicenses 5 : 21)    
                                   
  Ass: Leandro Vaso.  

CARTA AO MEU IRMÃO


Eu ainda me lembro daquela madrugada quando papai atendeu ao telefone e disse: aconteceu, e foi por volta de que horas? Era a noticia de que o nosso herói tinha acabado de morrer, nosso avô Célio. Como foi difícil acreditar, entender e discernir aquela noticia, pois foi um grande susto! Os nossos pés não tinham mais chão!!!
Dudu eu acredito que quando os apóstolos e discipulos de Jesus souberam e viram a morte dele, eles também se sentiram com os pés sem chão. Talvez você se pergunte: por quê está me falando isso? Bom na vida todos nós precisamos de uma pessoa como referencial pra nossas vidas, exemplo disso é o apostolo Paulo dizendo a igreja de Corinto “sede pois meus imitadores como eu sou de cristo”.
Em nossas vidas tivemos muitos espelhos bons: nosso pai e nosso herói que se foi, mas no decorrer da nossa vida encontramos uma referencia que supera a qualquer outra: Cristo!!!
Irmão, o que quero dizer é que como irmão mais novo eu tive mais referencial que você. O nosso pai, o nosso herói e você. É você mesmo! Eu sempre procurei imita-lo no modo de falar no jeito de ser e na valentia. E isso não é nada mais nada menos que amor.
Mano, te amo muito! E espero que volte desse retiro amando a Jesus muito mais que antes, dando a ele toda sua alma, toda sua força, todo seu entendimento!!! Que a sua vida seja um sacrifício de louvor a Deus. Morra para si mesmo e deixa ele reinar em sua vida!!!
Ah, nós podemos ter perdido um herói, mas com certeza hoje aprendemos a amar e respeitar muito mais o Herói dos Heróis: Jesus!!!

ASS: LEANDRO VASO.