sábado, 5 de março de 2011

QUANDO DEUS ESTÁ CONOSCO

TEXTO BASE: DANIEL 3:15-30.

“Agora, pois, se estais prontos, quando ouvirdes o som da buzina, da flauta, da harpa, da sambuca, do saltério, da gaita de foles, e de toda a espécie de música, para vos prostrardes e adorardes a estátua que fiz, bom é; mas, se não a adorardes, sereis lançados, na mesma hora, dentro da fornalha de fogo ardente. E quem é o Deus que vos poderá livrar das minhas mãos?
Responderam Sadraque, Mesaque e Abednego, e disseram ao rei Nabucodonosor: Não necessitamos de te responder sobre este negócio.
Eis que o nosso Deus, a quem nós servimos, é que nos pode livrar; ele nos livrará da fornalha de fogo ardente, e da tua mão, ó rei.
E, se não, fica sabendo ó rei, que não serviremos a teus deuses nem adoraremos a estátua de ouro que levantaste.
Então Nabucodonosor se encheu de furor, e mudou-se o aspecto do seu semblante contra Sadraque, Mesaque e Abednego; falou, e ordenou que a fornalha se aquecesse sete vezes mais do que se costumava aquecer.
E ordenou aos homens mais poderosos, que estavam no seu exército, que atassem a Sadraque, Mesaque e Abednego, para lançá-los na fornalha de fogo ardente.
Então estes homens foram atados, vestidos com as suas capas, suas túnicas, e seus chapéus, e demais roupas, e foram lançados dentro da fornalha de fogo ardente.
E, porque a palavra do rei era urgente, e a fornalha estava sobremaneira quente, a chama do fogo matou aqueles homens que carregaram a Sadraque, Mesaque, e Abednego.
E estes três homens, Sadraque, Mesaque e Abednego, caíram atados dentro da fornalha de fogo ardente.
Então o rei Nabucodonosor se espantou, e se levantou depressa; falou, dizendo aos seus conselheiros: Não lançamos nós, dentro do fogo, três homens atados? Responderam e disseram ao rei: É verdade, ó rei.
Respondeu, dizendo: Eu, porém, vejo quatro homens soltos, que andam passeando dentro do fogo, sem sofrer nenhum dano; e o aspecto do quarto é semelhante ao Filho de Deus.
Então chegando-se Nabucodonosor à porta da fornalha de fogo ardente, falou, dizendo: Sadraque, Mesaque e Abednego, servos do Deus Altíssimo, saí e vinde! Então Sadraque, Mesaque e Abednego saíram do meio do fogo.
E reuniram-se os príncipes, os capitães, os governadores e os conselheiros do rei e, contemplando estes homens, viram que o fogo não tinha tido poder algum sobre os seus corpos; nem um só cabelo da sua cabeça se tinha queimado, nem as suas capas se mudaram, nem cheiro de fogo tinha passado sobre eles.
Falou Nabucodonosor, dizendo: Bendito seja o Deus de Sadraque, Mesaque e Abednego, que enviou o seu anjo, e livrou os seus servos, que confiaram nele, pois violaram a palavra do rei, preferindo entregar os seus corpos, para que não servissem nem adorassem algum outro deus, senão o seu Deus.
Por mim, pois, é feito um decreto, pelo qual todo o povo, e nação e língua que disser blasfêmia contra o Deus de Sadraque, Mesaque e Abednego, seja despedaçado, e as suas casas sejam feitas um monturo; porquanto não há outro Deus que possa livrar como este.
Então o rei fez prosperar a Sadraque, Mesaque e Abednego, na província de Babilônia.”

SEIS COISAS QUE ACONTECEM QUANDO DEUS ESTÁ CONOSCO

1- NENHUMA AMEAÇA CONTRA A NOSSA VIDA NOS PÕE MEDO
(V.15-18).

2- TUDO QUE FAZEM PARA O NOSSO MAL FRACASSA!
(V. 24-25).

3- QUEM TENTA O MAL CONTRA A NOSSA VIDA É OBRIGADO A RECONHECER O NOSSO VALOR! (V.26).

4- TODOS QUE VIRAM O MAL QUE TENTARAM CONTRA NÓS VÃO CONTEMPLAR A NOSSA GRANDE VITÓRIA! (V.27).

5- O NOME DO NOSSO DEUS É GLORIFICADO POR CAUSA DA NOSSA FIDELIDADE! (V. 28-29).

6- NÓS PROSPERAMOS! NEM QUE SEJA PRECISO DEUS USAR AQUELE QUE ANTES SE LEVANTOU CONTRA NÓS! (V.30).

ALGUNS PRINCÍPIOS PARA QUE
DEUS POSSA ESTAR CONOSCO

1-   ENTREGANDO A NOSSA VIDA AO SENHOR! (SALMOS 37: 5).

Entrega o teu caminho ao SENHOR; confia nele, e ele o fará.

2-   BUSCAR A VONTADE DE DEUS E NÃO A NOSSA! (MATEUS 6:10).

Venha o teu reino, seja feita a tua vontade, assim na terra como no céu;

     3- DESEJAR A DEUS MAIS DO QUE TUDO(SALMO 63:8). 

     A minha alma te segue de perto; a tua destra me sustenta.

4- AMANDO A DEUS E PRATICANDO A SUA PALAVRA
(DEUTERONÔMIO 11:1).

 AMARÁS, pois, ao SENHOR teu Deus, e guardarás as suas ordenanças, e os seus estatutos, e os seus juízos, e os seus mandamentos, todos os dias.

    5- ADORANDO-O EM ORAÇÃO! (SALMO 63:1- 4).

Ó DEUS, tu és o meu Deus, de madrugada te buscarei; a minha alma tem sede de ti; a minha carne te deseja muito em uma terra seca e cansada, onde não há água;
Para ver a tua força e a tua glória, como te vi no santuário.
Porque a tua benignidade é melhor do que a vida, os meus lábios te louvarão.
Assim eu te bendirei enquanto viver; em teu nome levantarei as minhas mãos.

6- AMANDO-NOS UNS AOS OUTROS! (I JOÃO 4: 20-21).

Se alguém diz: Eu amo a Deus, e odeia a seu irmão, é mentiroso. Pois quem não ama a seu irmão, ao qual viu, como pode amar a Deus, a quem não viu?
E dele temos este mandamento: que quem ama a Deus, ame também a seu irmão.

7- SENDO HUMILDE DIANTE DE DEUS! (MIQUÉIAS 6: 8).

Ele te declarou, ó homem, o que é bom; e que é o que o SENHOR pede de ti, senão que pratiques a justiça, e ames a benignidade, e andes humildemente com o teu Deus?


APELO

SE DEUS É CONTIGO VOCÊ NUNCA SERÁ DERROTADO, MAS UM GRANDE VENCEDOR!




ASS: LEANDRO VASO.